Quatro anos após a inauguração do cineclube Cinemargem, o audiovisual está a todo vapor na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz. Desde ontem, o grupo de pesquisa vinculado ao Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde (NUTED) promove a 1ª Mostra Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio. Sensível às potencialidades que o audiovisual pode oferecer no âmbito das ações pedagógicas, o núcleo já vinha promovendo um cineclube desde 2009, o CINENUTED, e vem atuando de forma inter-disciplinar com a produção e a reflexão crítica da imagem.
A mostra, que segue até sábado, 10/09, conta com exibição de filmes de alunos seguidas de debates com realizadores, e exibição de filmes comentados por convidados, buscando intensificar a troca de experiências entre professores, alunos e produtores em torno da questão do audiovisual na educação. Hoje, às 14h30, acontece a exibição do documentário Enchentes, de Julio Pecly e Paulo Silva, produzido por Cavi Borges. Os três debaterão o tema Democratização da produção e distribuição do audiovisual. Saiba mais sobre as iniciativas dos cineastas em seu blog.
Amanhã pela manhã, acontece a mesa-redonda Crítica da cultura, imagem e educação, com a participação da professora Anita Leandro, da ECO/UFRJ, e da professora Adriana Fresquet, da Faculdade de Educação/UFRJ. Acompanhe as atividades e o blog da disciplina de Audiovisual da EPSJV/Fiocruz, que conta com diversos vídeos e trabalhos de alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário