quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Homenagem aos 80 anos de Godard

O Ciência em Foco homenageou um dos maiores realizadores do cinema, de ontem e hoje. Jean-Luc Godard completou 80 anos no dia 3 e, nada mais justo, foi a grande atração da última sessão da temporada 2010 de nosso cineclube, no sábado, dia 4 de dezembro, com o filme Alphaville (França, 1965). Quem conversou com o público após a sessão foi Jorge Vasconcellos, doutor em Filosofia pela UFRJ e professor da área de Arte e Pensamento da UFF.

De fato, o filme foi apenas o ponto de partida para Jorge explicitar sua hipótese de pesquisa, de que Godard estaria para o cinema assim como Marcel Duchamp para as artes plásticas, James Joyce para a literatura e Friedrich Nietzsche para a filosofia. Habitando esta região fronteiriça entre o moderno e o contemporâneo, todos estes pensadores ativaram problemas que levaram à radicalidade seus domínios, pensando-se a partir de seus próprios meios de atuação.

Alphaville, como uma amostra deste pensamento-cinema de Godard, exagera e desloca os clichês de um gênero bastante popular da indústria do cinema, a ficção-científica. Por meio das inserções sonoras dissociadas da imagem, da edição e da fotografia, com ângulos que quebram a narratividade, Godard traça uma paródia do gênero ao mesmo tempo em que questiona o encadeamento lógico das imagens, convidando-nos a pensar acerca do próprio modo de vê-las na tela.

Com pinceladas nos diálogos travados por Godard com a história do cinema e da arte, Jorge falou sobre diversos momentos da obra do cineasta e também da atualidade, aproveitando o fato de seu mais novo filme, Film Socialisme, estar em cartaz, levando ao limite sua fuga da narrativa. No debate, foram discutidas questões sobre as referências paródicas à ciência e à técnica, além da inserção de Godard no panorama do cinema mundial hoje, reafirmando a dimensão política de sua obra. Foi um belo encerramento da temporada 2010, que acabou tratando de uma questão que perpassa nossa atividade, a relação e os atravessamentos entre cinema e pensamento.

O Ciência em Foco volta no ano que vem, no dia 5 de fevereiro de 2011. Começaremos com o pé direito, trazendo Videodrome (Canadá, 1983), um dos mais inquietantes filmes de David Cronenberg. Após a exibição, receberemos nosso convidado Tadeu Capistrano, doutor em Literatura Comparada pela UERJ, professor de Teoria da Imagem da Escola de Belas Artes da UFRJ (EBA/UFRJ). Ele abrirá nosso ciclo com a palestra A visão remota: psiônica, dromoscopia e neuropolíticas. Fique ligado no blog para ouvir em breve o podcast de dezembro, para ler mais a respeito de nossa próxima sessão e também sobre outros eventos interessantes.

Desejamos a todos um feliz ano novo, repleto de filmes e questionamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário