sexta-feira, 16 de março de 2012

Filmes e debates marcam início da Ocupação Boal


Nesta quinta-feira, dia 16/03, data em que o dramaturgo Augusto Boal completaria 81 anos, terá início na Casa da Ciência da UFRJ a Ocupação Boal, projeto piloto do lançamento do CIM - Centro Interuniversitário de Memória e Documentação. Em parceria com a Faculdade de Letras, a reitoria e o Instituto Augusto Boal, as atividades do projeto são uma ótima oportunidade para aqueles que buscam pensar o teatro, a literatura e questões envolvendo política e memória.

Neste final de semana, acontecerá uma rodada de exibição de filmes e debates. No sábado, às 16h, será exibido Abertura (1990), da extinta Rede Manchete, seguido do filme Augusto Boal e o teatro do oprimido (Brasil, 2010), de Zelito Vianna. Após a exibição, haverá debate com o próprio diretor, com o diretor de fotografia Fabian Boal e Helen Sarapeck, coordenadora do Centro de Teatro do Oprimido (CTO-Rio).

No domingo, será exibido o filme Jana Sanskriti, um teatro em campanha (França/Índia, 2005), de Jeanne Dosse, que mostra as ações inspiradas pelo teatro do oprimido nos palcos indianos. Também será exibido o filme Meu marido está a negar (Moçambique, 2007), de Rogerio Manjate, documentário que registra as ações da peça homônima, encenada em Maputo. Após as exibições, haverá debate com a realizadora Jeanne Dosse, com o pesquisador Julian Boal e também com o representante do CTO-Rio, Geo Britto.

Na semana seguinte, mesas de debates conversam sobre política de memória e memória política. Veja a programação completa aqui, e aproveite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário