segunda-feira, 26 de março de 2012

Documentário, política e memória na Noite Patrício Guzmán

Aos que se interessam por documentários, as tradicionais segundas-feiras do Cinemaison - o cineclube ligado à Embaixada da França no Rio - reservam a noite de hoje, 26/03, para uma sessão dupla com dois importantes filmes do cineasta chileno Patrício Guzmán, que participaram de importantes festivais franceses.

O diretor havia apresentado seu último filme, Nostalgia da luz (Nostalgía de la luz, 2010), no Festival do Rio de 2010. Um dos maiores expoentes do cinema político, Guzmán costuma dizer que um país sem documentários é como uma família sem álbum de fotografias. Sempre interessado em voltar suas lentes aos conturbados momentos de seu país, muitos de seus filmes rememoram importantes personagens da história recente do Chile, trazendo à cena discussões inapagáveis em torno das ditaduras latino-americanas.

Serão exibidos os filmes Salvador Allende (2004), às 18h, seguido de O caso Pinochet (2001), às 20h. A entrada é gratuita e o cadastro pode ser feito no site do Cinemaison. A Noite Patrício Guzmán acontece na Avenida Presidente Antônio Carlos, 58, no Centro do Rio. Informações pelo telefone (21) 3974-6644. Mais uma grande programação para este início de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário