segunda-feira, 19 de março de 2012

Cineclube discute o uso de medicamentos para a otimização da performance dos indivíduos




O cineclube da Casa da Ciência da UFRJ apresenta Sem Limites, de Neil Burger, seguido da palestra “Do cultivo da interioridade à biorregulação da experiência: o que está em jogo?, com Benilton Bezerra Junior, professor do Instituto de Medicina Social da UERJ.
Produção americana de 2011, o filme nos faz indagar o que aconteceria se pudéssemos usar todo o potencial oferecido pelo cérebro humano. Com o auxílio de uma droga, Eddie Morra (Bradley Cooper), experimenta esta inusitada possibilidade, mudando radicalmente sua vida. De escritor sem criatividade, o personagem passa a um bem sucedido homem de negócios. Mas uma intrincada rede de interesses, tramada em sua escalada meteórica, e a falta do medicamento, passam a desafiar os destinos de Eddie.
Curiosamente, sua aguçada percepção do mundo serve, principalmente, para aprofundar o individualismo presente na exacerbada lógica de consumo em que está mergulhado. Nesta perspectiva, o palestrante Benilton Bezerra observa que, na sociedade atual, cada vez mais dispensamos a elaboração de conflitos e limites em prol de uma otimização da performance e da satisfação das necessidades recorrendo a tecnologias de biorregulação do corpo e da mente. Cabe a pergunta: o que se ganha e o que se perde com esse processo?
Venha curtir o filme e o debate que dialogam com a exposição Cadê a Química?, atualmente em cartaz na Casa da Ciência da UFRJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário