Começa hoje a décima edição do festival Araribóia Cine, em Niterói. Para comemorar os dez anos, o tradicional festival da terra de Araribóia gira em torno do tema Raízes, com uma seleta programação que abordará questões relativas ao nosso legado cultural, cuja diversidade se projeta através dos igualmente diversos filmes e discussões, em mostras espalhadas pela cidade.
A sessão de abertura acontece na noite desta terça-feira, dia 22/11, às 20h30, com a pré-estreia do longa-metragem Sudoeste, de Eduardo Nunes. Além das mostras competitivas e das sessões programadas, acompanhadas de debates com os realizadores e pesquisadores, espetáculos musicais e de dança agitam o festival. Na quinta-feira, 24/11, haverá uma sessão vinculada ao Cineclube Sala Escura, com a exibição do longa Mr. Niteroi - A lírica bereta, seguida de debate com o diretor Ton Gadioli, o rapper Black Alien e a professora Adriana Facina, do Departamento de História da UFF.
No sábado, uma sessão de curtas será acompanhada de debate com os realizadores e o filósofo Charles Feitosa, nosso convidado do Ciência em Foco de março do ano passado. Encerrando o evento, haverá uma homenagem ao pesquisador Hernani Heffner, nosso convidado do Ciência em Foco de dezembro de 2009, que também escreveu o prefácio do nosso livro. A homenagem será complementada com um espetáculo musical.
Como podem notar, muita coisa interessante vai agitar o outro lado da ponte. Uma grande oportunidade para se assistir a uma produção diversificada, reverberando importantes temas que nos fazem pensar. Veja a programação completa no site do festival e programe-se. Acompanhe também o twitter @arariboia_cine. O X Festival Araribóia Cine acontece até domingo, 27/11. A entrada é franca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário