sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Os incômodos jogos de Michael Haneke




Você já deve ter visto ou ouvido falar do premiado filme A fita branca (Das weiße Band, 2009), vencedor de três prêmios no Festival de Cannes de 2009, incluindo a Palma de Ouro, e também indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro no ano passado. Tem curiosidade em conhecer outros filmes do diretor? Está aí a oportunidade perfeita. Começou esta semana na Caixa Cultural do Rio de Janeiro a mostra A imagem e o incômodo - o cinema de Michael Haneke, que segue até o dia 20 de novembro. O polêmico diretor austríaco contará com uma revisão completa de sua obra, incluindo filmes inéditos no país, como os seus primeiros filmes que compõem sua "Trilogia da frieza".

Ao longo de sua provocativa obra, Haneke não apenas nos coloca diante de imagens e situações incômodas que incitam o pensamento em torno de questões urgentes do mundo contemporâneo, mas também situa como problemático, neste mesmo movimento, o próprio lugar e o papel do espectador, passivo diante do horror e da crueldade que lhe são mostrados.

A mostra conta ainda com um curso gratuito, O cinema da amargura: Haneke e a visão do intolerável, ministrado por Tadeu Capistrano, curador da mostra e professor de teoria da imagem da EBA/UFRJ. Para os que acompanham o Ciência em Foco, Tadeu abriu nossas atividades deste ano, em fevereiro. Além dos filmes e do curso, haverá um ciclo de debates no qual pesquisadores e críticos exploram e aprofundam diversos aspectos da obra do cineasta, intitulado Ódio, injustiça e exceção: em torno de Michael Haneke. Nesta sexta-feira, às 20h, quem participa do ciclo é o convidado do Ciência em Foco do último sábado, Erick Felinto, e também o professor Adalberto Müller, que abordarão A vida absurda e a morte em vídeo.

Maiores detalhes sobre a mostra podem ser encontrados no site do evento, que conta também com diversos ensaios dos participantes do ciclo de debates. A Caixa Cultural fica na Av. Almirante Barroso, 25, no Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário