sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Um olhar atento sobre os muros da escola



Ficção ou documentário? Uma indagação sem resposta para Entre os muros da escola (Entre les murs), grande vencedor da Palma de Ouro em Cannes (2008) e filme de estreia, neste ano, do Ciência em Foco, dia 3 de março, às 16h. O professor de filosofia da educação da UERJ Walter Kohan, convidado do cineclube, discutirá o filme após sua exibição.

Dirigido por Laurent Cantet, o filme reúne, de forma indissociável, a realidade a toda sua contingência dramática, a começar pelo fato de que o professor François Bégaudau é autor do livro que deu origem ao roteiro (também escrito por ele), interpretando a si mesmo nas telas. E assim também ocorre com todo o elenco, formado por estudantes reais, usando seus nomes verdadeiros: o “personagem” não é uma representação, mas a expressão legítima de suas próprias histórias.

Esta dimensão vivencial do filme, que revela os conflitos sociais, culturais e de raça dentro de uma instituição escolar na periferia de Paris, permite ao espectador inteirar-se deste complexo entrechoque de existências.

Kohan acredita que a partir de Entre os Muros da Escola seja possível “pensar algumas perguntas em torno das relações entre os que ocupam o lugar de ensinar na escola e os que estão lá, a princípio, para aprender. No filme, um e outros parecem estrangeiros, não apenas em relação a um lugar, mas em relação recíproca, à instituição e aos significados usualmente atribuídos ao aprender e ensinar”. Por esta razão, sua palestra “Aprender e ensinar, exercícios de estrangeiridade” será uma boa oportunidade para conversarmos sobre esta temática tão presente nos dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário