sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Brasil aos olhos do outro

Com o verão e a proximidade do Carnaval, época em que o país recebe muitos turistas, são reforçados certos clichês em torno da identidade e dos costumes dos brasileiros. A imagem formada, muitas vezes distorcida ou redutora, contribui para a formação dos estereótipos a partir dos quais se multiplica e solidifica a imagem nacional no exterior.

Nos últimos anos, o Brasil tem aparecido com certa frequência em diversas grandes produções de cinema internacionais, especialmente de Hollywood. A indicação ao Oscar da canção do filme Rio (2011), favorita ao prêmio, talvez indique a consagração da atenção no Brasil dos olhos estrangeiros. Entretanto, esta presença do Brasil nas produções estrangeiras não é apenas um fenômeno recente. O tema foi discutido no filme Olhar estrangeiro (2006), de Lucia Murat, baseado no livro O Brasil dos gringos, de Tunico Amâncio.

Os cinéfilos de São Paulo, assim como interessados no tema em geral, podem conferir o filme hoje, sexta-feira, dia 03/02, em Sorocaba, como parte do projeto do cineclube CineCafé, uma parceria entre o SESC Sorocaba e a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. No filme, Lucia Murat percorreu diversas cidades entrevistando diretores, atores e roteiristas, investigando os processos que atuam na formação da imagem do Brasil, apresentando também trechos de várias obras cinematográficas estrangeiras.

Após a exibição, a própria diretora conversará com o público presente em um bate-papo. A sessão começa às 19h e acontece na Oficina Cultural Grande Otelo (Praça Frei Baraúna, s/n - Centro), em Sorocaba, SP. A entrada é franca. Acesse o caderno de programação de fevereiro do SESC Sorocaba, para mais informações e também outras dicas culturais. Bom filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário