segunda-feira, 24 de maio de 2010

Filme de Tarkovsky inspira conversa filosófica

Nesta quarta-feira, na unidade Centro-Candelária da Universidade Gama Filho, acontece mais uma sessão do Cineclube Filosófico. Inaugurado em dezembro do ano passado, o cineclube é uma iniciativa do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Gama Filho (PPGF-UGF) e do Núcleo de Pesquisas em Filosofia Francesa Contemporânea, vinculado ao CNPq, e busca, por meio dos filmes, fomentar conversações acerca de obras filosóficas seminais à história do cinema.

A sessão de quarta-feira apresenta o filme Nostalgia (Nostalghia, 1983), o primeiro filme realizado fora da Rússia do cineasta Andrei Tarkovsky, pelo qual fora premiado no Festival de Cannes de 1983. Após a exibição, haverá debate com o crítico, ensaísta e gestor público de cinema brasileiro, José Carlos Avellar.

Para quem acompanha o Ciência em Foco, o nome do cineasta Andrei Tarkovsky não deve passar despercebido, tendo em vista nossas sessões de agosto de 2009 e abril de 2010. Esta sessão do Cineclube Filosófico pode ser uma ótima oportunidade para se assistir a mais um filme do diretor, como também para travar um contato maior com a dimensão filosófica de sua obra.

A sessão acontece dia 26/05, às 19h. A Universidade Gama Filho - Unidade Centro-Candelária fica na Av. Presidente Vargas, nº 62, no Centro do Rio de Janeiro. Maiores informações pelo telelefone (21) 3213-7735.

Um comentário:

  1. Obrigado pela divulgação do Cine-Clube Filosófico e, particularmente, da divulgação da obra de Andrei Tarkovski. Aproveito para convidar a todos para também participarem da exibição do filme O Sacrifício (1986), que se dará na última semana de junho, dando seqüência aos filmes do cineasta russo no Cine-Clube Filosófico. Como professor do PPGF da Universidade Gama Filho, que idealizou o Cine-Clube Filosófico em 2009, aproveito a oportunidade para convidar os interessados a visitarem o site Ética e Literatura: http://eticaliteratura.ning.com/ e participarem das discussões do Cine-Clube Filosófico e do grupo de pesquisa Andrei Tarkovski. Abraços, Paulo Costa (PPGF-UGF)

    ResponderExcluir