segunda-feira, 3 de maio de 2010

"Queremos pão, mas rosas também!"

"Queremos pão, mas rosas também!" O mote da luta trabalhista resume o argumento básico que dá vida ao filme Pão e rosas (Bread and roses - 2000), de Ken Loach, e também à fala do professor José Ricardo Ramalho, no último feriado do dia do trabalho, na homenagem do Ciência em Foco aos trabalhadores.

Autor de livros sobre sociologia do trabalho e com estudos de pós-doutorado concluídos na Inglaterra - terra natal do diretor do filme -, José Ricardo Ramalho é professor titular do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ. Tratando do tema a partir da estética realista de Ken Loach, abordando tanto a flexibilização quanto a precarização das relações de trabalho ao longo da história, José Ricardo atentou para as dificuldades de atuação que encontram as entidades sindicais nas grandes cidades do mundo globalizado, como na Los Angeles retratada no filme. Neste cenário de luta por direitos, o cinema também aparece como elemento transformador. Leia aqui um resumo escrito por uma de nossas frequentadoras assíduas.

Nossa próxima sessão acontece no dia 5 de junho, com a exibição do filme Os olhos sem rosto (Les yeux sans visage, 1960), de Georges Franju. Após o filme, teremos a palestra Mudar de rosto: tecnociência, mercado e imaginário digital, ministrada por Paula Sibilia, que é doutora em Comunicação pela UFRJ e em Saúde Coletiva pela UERJ, professora do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da UFF e autora dos livros O homem pós-orgânico: corpo, subjetividade e tecnologias digitais (2002) e O show do eu: a intimidade como espetáculo (2008). Até lá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário