sexta-feira, 12 de março de 2010

Cineclube discute como seria viver num mundo limpo

Programe-se para o feriado! Como parte da exposição Energia Nuclear, o Ciência em Foco exibe no dia 3 de abril um dos mais famosos filmes de ficção científica de todos os tempos. Do diretor Andrei Tarkovsky: Stalker. Após a sessão, o professor de Comunicação da UFRJ, Octavio Aragão, apresenta a palestra Garimpando o imponderável: a energia limpa e a sociedade suja.

Em Stalker, um misterioso acidente origina um território proibido: a "Zona". Muitos tentam entrar no local para chegar ao “Quarto”, onde supostamente os desejos íntimos de cada um seriam realizados. O exército é acionado para garantir a segurança local, mas não é capaz de impedir que um “stalker” experiente, juntamente com um escritor e um físico, invadam a área.

A partir do cenário pós-apocalíptico do filme, repleto de usinas elétricas, fábricas desativadas, cemitérios de tanques e ruínas de construções, Octavio Aragão discute as possíveis consequências de se criarem equipamentos capazes de livrar o mundo da poluição. Octavio faz um paralelo com o romance que deu origem ao filme: Roadside Picnic, dos irmãos Strugatsky. A partir desta fábula sobre o desejo de transcendência do homem e suas amarras à materialidade, a questão que se coloca é: será que estaríamos preparados para um mundo limpo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário