Você sabia que a produção cinematográfica negra norte-americana é muito mais antiga do que se costuma pensar, remontando aos tempos do cinema mudo? O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e o Departamento de Cinema e Vídeo da UFF promove, nesta terça-feira, 30/08, a conferência Uma glória apagada: o cinema independente negro norte-americano no período da segregação, trazendo novas perspectivas sobre este tema que tem mobilizado atuais pesquisas e debates, responsáveis por uma revisão da própria historiografia cinematográfica.
Quem abordará a ascensão e o desaparecimento desta primeira onda do cinema afro-norte-americano será Richard Peña, professor da Columbia University, New York, diretor do setor de programação da Film Society of Lincoln Center, e também do New York Film Festival. Sua fala é uma rara oportunidade para se travar contato com as questões trazidas por esta - até então - pouco conhecida produção, pensando também sua relação com a história e as aproximações com outras produções independentes da época.
A conferência, escolhida para ser a aula inaugural do segundo semestre letivo de 2011 do curso da UFF, acontece às 10h30 no auditório do Museu de Arte Contemporânea, um dos cartões postais de Niterói. Maiores informações aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário