quinta-feira, 12 de maio de 2011

O Sócrates de Rossellini, em debate na PUC-Rio

Nesta sexta-feira, o Núcleo de Estudos em Filosofia Antiga da PUC-Rio promove mais uma sessão do ciclo Um olhar uma escuta - Drama e filosofia, com a exibição do filme Sócrates (Socrate, 1971), de Roberto Rossellini. Após a sessão, haverá um debate com o professor Antonio Queirós, do Departamento de Filosofia da PUC-Rio, cujo tema será o diálogo de Platão com Aristófanes.

Incluído na produção que Rossellini realizou para a televisão a partir de meados da década de 60, este filme é o primeiro de uma série do diretor que contempla ao todo quatro filósofos. Além de Sócrates, Rossellini dirigiu Blaise Pascal (1972), Santo Agostinho (Agostino d'Ippona , 1972) e Descartes (Cartesius, 1974).

O ciclo procura levantar e discutir questões, não apenas restritas à filosofia, e sobretudo relacionadas com a antiguidade clássica, a partir da exibição de filmes ou também de peças de teatro. Veja o flyer do evento aqui. A projeção começa às 14h e o debate às 16h30, na sala F300 do Departamento de Filosofia. A PUC-Rio fica na rua Marquês de São Vicente, 225, na Gávea. Mais informações pelo telefone 3527-1299.

Nenhum comentário:

Postar um comentário