Está indeciso sobre o que fazer ainda hoje e também curte um programa voltado à reflexão e discussão sobre importantes obras cinematográficas? Nesta quinta-feira, 24/02, no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, haverá mais uma edição da tradicional Sessão Cinética, oferecida mensalmente pela revista Cinética. Um programa imperdível para quem aprecia bons filmes e também refletir sobre cinema.
A partir das 17h15, a sessão dupla começa com a exibição de O dinheiro (L'argent - França, 1983), de Robert Bresson, seguido de Gente da Sicília (Sicilia! -França/Itália/Suiça, 1999), de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet, às 19h. O filme de Bresson é baseado em um conto do escritor russo Liev Tolstói e o de Straub/Huillet é baseado em um romance do escritor italiano Elio Vittorini.
Uma grande notícia é que ambos os filmes serão exibidos em sua bitola original de 35mm e, como de costume, haverá debate mediado pelos críticos da Cinética após a exibição do segundo filme. O IMS-RJ fica na rua Marquês de São Vicente, 476, na Gávea. A entrada é franca. Mais detalhes podem ser encontrados aqui.
Aproveitamos também para fazer um outro convite: você deve ter notado que ambos os filmes são adaptações de obras literárias. Se você se interessa por esta questão da adaptação, pelo modo a partir do qual o artista, em cinema, é capaz de potencializar, por meio de imagens, as expressões de uma obra que existe em outro formato, fique ligado pois este é um tema que servirá de ponto de partida para nossas discussões na próxima sessão do Ciência em Foco, em abril, quando exibiremos Blow-up (1966), um filme de Michelangelo Antonioni baseado em um conto de Julio Cortázar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário