domingo, 3 de janeiro de 2010


O nascimento

Abril de 2004. Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST. Esses são os primeiros registros da “certidão de nascimento” do “Ciência em Foco”, que nasceu da vontade de pensar a ciência sob uma perspectiva plural, transversal e multidisciplinar através da aproximação de diferentes discursos. O objetivo era o de elaborar discussões dirigidas ao grande público sobre aspectos filosóficos, históricos e sociais depreendidos dos filmes, ampliando a atitude crítica do espectador diante do mundo que o cerca.
Cada pesquisador convidado escolhia um filme a partir do qual se sentisse à vontade para desenvolver uma conferência, sugerindo um debate com o público participante. Não se tratava de proporcionar explicações distanciadas acerca de um conteúdo científico ou centradas somente no filme, mas de pensar as questões por ele suscitadas. Em dezembro de 2006, aconteceu a última sessão do cineclube no MAST, encerrando o primeiro ciclo de vida do projeto.
Coroação de um trabalho

PublicaçãoEm 2008, como fruto do trabalho desenvolvido nos anos anteriores, foi publicado o livro Ciência em foco: o olhar pelo cinema. Organizado por Gabriel Cid de Garcia e Carlos A. Q. Coimbra, e com prefácio de Hernani Heffner, ele reuniu artigos de pesquisadores que participaram ao longo dos dois primeiros anos do evento. O livro contou com o apoio da FAPERJ.

Um comentário:

  1. Minha sugestão de filme que tem a cara do projeto Cineclube Ciência em Foco:

    The Fountain - 2006
    Directed by Darren Aronofsky
    Produced by Arnon Milchan
    Iain Smith
    Eric Watson
    Written by Screenplay:
    Darren Aronofsky
    Story:
    Darren Aronofsky
    Ari Handel
    Starring Hugh Jackman, Rachel Weisz

    http://en.wikipedia.org/wiki/The_Fountain
    http://www.imdb.com/title/tt0414993/

    ResponderExcluir