terça-feira, 28 de junho de 2016

Concentração de renda, sintoma ou origem para as desigualdades sociais?


Ciência em Foco de julho aguça sua percepção sobre os dilemas sociais derivados da concentração de renda e da falta de democracia e convida o público a assistir o filme Réquiem para o sonho americano (E.U.A., 2015), de Peter D. Hutchison, Kelly Nyks e Jared P. Scott. A apresentação será seguida pela conversa com Evandro Vieira Ouriques, Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ e professor da Escola de Comunicação, do PACC e do HCTE/UFRJ.

Através de entrevistas realizadas ao longo de quatro anos com Noam Chomsky, um dos mais destacados pensadores da atualidade, o filme desenvolve uma reflexão crítica sobre o processo de apropriação da riqueza e do poder por poucos e suas consequências para o exercício da democracia. O próprio Chomsky, filósofo e linguista, tem a oportunidade de desvelar projetos políticos que conduziram a essa encruzilhada histórica ao mesmo tempo em que discute retrospectivamente seu ativismo e participação política.

Para o professor Ouriques, há porém o que chamou de “o ponto cego de Chomsky”, tema de sua palestra. Para ele, “examinar o argumento de Noam Chomsky permite compreender o que falta para superarmos a concentração de riqueza. O ponto cego dele, e da teoria social, é que ela não é a origem, mas sintoma. De onde vem o sonho que gera o sonho americano, a estrutura de classes, o crescimento ilimitado? Como fazer para que movimentos de emancipação não gerem mais subjugação, como o golpe no Brasil?”

O Ciência em Foco acontece sempre no primeiro sábado de cada mês, às 16 horas, e a entrada é franca.



Nenhum comentário:

Postar um comentário