quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

A arte e a insistência do passado no presente



No primeiro sábado de dezembro, aconteceu o encerramento da temporada 2014 do Ciência em Foco. Para encerrar um ano repleto de sessões que tematizaram as tensões entre artes, ciências, o pensamento e o olhar histórico sobre a vida, tivemos a honra de receber a professora da Escola de Comunicação da UFRJ, Anita Leandro, doutora em Estudos Cinematográficos e Audiovisuais pela Université Paris III (Sorbonne-Nouvelle), que conversou com o público após a exibição do filme que ela dirigiu, Retratos de identificação (Brasil, 2014), totalmente feito a partir de arquivos da ditadura.

Dentre os muitos silêncios evocados pelos perturbadores relatos e documentos mostrados, Anita salientou o papel diferencial da arte, quando aliada à pesquisa historiográfica. O artista, o cineasta, ao se debruçar sobre os arquivos e sobre as imagens do passado, é capaz de produzir imagens que provocam nosso olhar para além da objetividade da pesquisa histórica. É o momento em que o documentário revela suas estratégias narrativas, com o intuito de explicitar algo que não fora visto até então. Cinquenta anos após o golpe militar, o olhar trazido pelos arquivos pesquisados por Anita trazem uma luz renovada sobre um passado que insiste em nosso presente.

A inauguração da temporada 2015 do Ciência em Foco acontecerá no dia 7 de março de 2015. Teremos a alegria e a honra de receber, como convidado, o filósofo e professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC-Rio, Maurício Rocha, doutor em Filosofia pela PUC-Rio. Maurício apresentará uma palestra após a exibição do filme Bastardos inglórios (Inglourious basterds, 2009), de Quentin Tarantino. Anotem na agenda, fiquem ligados no blog e acompanhem-nos nas redes sociais para maiores informações. A equipe agradece aos nossos frequentadores presenciais e virtuais, desejando a todos boas festas e um expressivo 2015, repleto de filmes, ideias e realizações! Até breve!



 
Fotos: Marco Fernandes/Adufrj-SSind

Nenhum comentário:

Postar um comentário