terça-feira, 6 de maio de 2014

Os medicamentos e as intervenções químicas na vida


No último sábado, o público esteve novamente presente em peso para acompanhar a sessão de maio do Ciência em Foco, que apresentou o filme Terapia de risco, de Steven Soderbergh, seguido da palestra Químicas na vida: medicamentos e subjetividades, ministrada por Rogerio Lopes Azize (doutor em Antropologia pelo Museu Nacional/UFRJ e professor do Departamento de Ciências Sociais da UFF/PUCG). A sessão propôs um diálogo com a exposição Cadê a química?, atualmente em cartaz na Casa da Ciência da UFRJ.

Rogerio partiu do pano de fundo do filme, que aborda a indústria farmacêutica e sua relação com os médicos psiquiatras. Foram aprofundadas com o público questões envolvendo não apenas a presença cada vez maior de intervenções químicas em nossas vidas, como a própria tendência de se definir a vida em termos bioquímicos. Apresentando situações que borram as fronteiras entre Natureza e Artifício, o filme nos convida a pensar sobre as compomentes políticas e sociais que atuam no processo de construção das "verdades" sobre nossa subjetividade, disseminadas no cotidiano.

Nossa próxima sessão acontecerá no sábado, dia 7 de junho de 2014. Teremos a honra e alegria de receber, pela segunda vez, Ieda Tucherman, professora da Escola de Comunicação da UFRJ. A programação será confirmada em breve, fiquem lidados! Sigam acompanhando nosso blog, o perfil da Casa da Ciência no Facebook e no Twitter para maiores informações. Caso ainda não recebam nossa divulgação, é só nos enviar um email pedindo para assinar a nossa mala-direta eletrônica. Até lá!






Nenhum comentário:

Postar um comentário