sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Que sentido a vida tem?


No dia 7 de setembro, o Ciência em Foco apresenta o filme Um lugar na plateia (Fauteuils d'orchestre, 2006), da cineasta Danièle Thompson, com Cécile De France (Albergue espanhol, Bonecas russas) no papel principal. Logo após a sessão, será apresentada a palestra “Reflexões sobre o sentido imanente da vida”, com o filósofo e psicanalista André Martins - doutor em Filosofia, pela Université de Nice, França, e em Teoria Psicanalítica, pela UFRJ. Professor da UFRJ, André Martins publicou vários livros, dentre eles, Pulsão de morte? Por uma clínica psicanalítica da potência (Ed. UFRJ, 2009).

O filme se contagia da efervescência cultural de Paris, que deslumbra a jovem Jéssica (De France), interiorana que esperava trabalhar no luxuoso Hotel Ritz, mas terá que se contentar com a vaga de garçonete em um café na Avenue Montaigne. O local fica próximo a um teatro, a uma sala de concertos e a uma casa de leilões, o que faz com que Jéssica, volta e meia, sirva pessoas da classe artística e se envolva em suas expectativas de vida. As aspirações de Jéssica e sua inocente visão de mundo contrastam com a sofisticação dos habitantes da capital e nos faz pensar sobre o que nos permite viver intensamente a vida.

Ao destacar esta comédia romântica como indutora do debate sobre o sentido da existência, André traça breve perfil dos personagens: “uma interiorana à procura de luxo, uma atriz em crise de autoestima, um pianista insatisfeito no auge de sua carreira, um colecionador de arte que não encontra mais o mesmo sentido naquilo que o moveu por toda a sua vida, um intelectual preconceituoso fixado em suas ideologias, (...) todos em busca de um sentido imanente à própria vida”.

Segundo o filósofo, a busca dos personagens pelo que é imanente à vida afirma “algo da ordem de uma liberdade interna, de um sentimento de potência e de realização”. Trata-se de compartilhar com o mundo nossa percepção singular, subjetiva, diz André, que foi identificada de diferentes formas por pensadores como Nietzsche, Spinoza e descrita por Winnicott como simplesmente “sentir-se vivo”, em contraposição ao sentimento de futilidade da existência”.

Dia 7, esperamos por vocês!

Um comentário:

  1. Nietzsche???
    Combinado!!!
    Anotado na Agenda!!!
    Até 07/set/2013!!!

    ResponderExcluir