segunda-feira, 24 de junho de 2013

Buster Keaton e filosofia na sessão Cinerama

Nesta quarta, dia 26/06, o cineclube Cinerama da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO/UFRJ) exibirá um dos clássicos da sétima arte,  o filme O homem das novidades (The cameraman - E.U.A.), dirigido por Buster Keaton e Edward Sedgwick em 1928.

Após a sessão haverá um bate-papo com o filósofo Alexandre Costa, também convidado da próxima sessão do Ciência em Foco (dia 6/7).

Segue uma pequena descrição do filme, retirada do catálogo de uma mostra passada sobre cinema e filosofia, da qual o convidado foi curador: "Parcialmente autobiográfica e absolutamente metalinguística, esta deliciosa obra-prima do diretor é cinema sobre o cinema, desfilando o paradigma estético que Keaton defendia para a arte cinematográfica: crítico de seus excessos e da sua instrumentalização, mas convicto do seu valor, o autor apresenta-nos à ideia de que a arte é o meio que encontra fim em si mesmo e cuja finalidade não deve ultrapassar o seu próprio fazer". 

A entrada é gratuita. Para quem não  sabe, as sessões do Cinerama acontecem no Auditório da CPM, na Escola de Comunicação/UFRJ, no Campus da Praia Vermelha, aqui do lado da Casa da Ciência, às 19 horas. Boa sessão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário