quarta-feira, 25 de julho de 2012

Corpo, o “presente do passado”



Dia 4 de agosto, às 16h, o Ciência em Foco apresenta o filme Corpo (Brasil, 2007), acompanhado de um instigante debate com Maria Rita Kehl, psicanalista, escritora e integrante da Comissão da Verdade (constituída pelo governo federal com a finalidade de investigar e narrar violações dos direitos humanos ocorridas no Brasil durante o período de 1946 a 1988).

Há uma frase de um cientista brasileiro que diz que “o primeiro passo para a descoberta científica é ver o que todos estão vendo e pensar o que ninguém pensou”. No trabalho de identificação da causa mortis no IML, acontece algo mais que a rotina da ciência a serviço da lei instituída. Sob as lentes dos diretores Rubens Rewald e Rossana Foglia, um fato inusitado suscita pensar para além do que todos veem: entender como morreu a mulher cujo corpo estava intato entre os ossos encontrados em uma vala comum onde os torturadores despejaram suas vítimas. Para Rita Kehl, uma “imagem espantosa criada pelos diretores do filme para se referir aos fantasmas da história esquecida”.

Não se trata, portanto, de uma descoberta “científica”, mas de um desvendar da história sufocada, suprimida da memória, através de um corpo que se recusa a morrer. Como diz Kehl, um corpo que vem “a assombrar a vida dos vivos, a interrogar os indiferentes e impedir que o esquecimento se estabeleça como única versão possível dos crimes do passado”.

Considerado um dos melhores filmes lançados em 2008, Corpo conta com a participação de Rejane Arruda, Chris Couto, Louise Cardoso e Leonardo Medeiros. A entrada é franca. Esperamos por você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário