sexta-feira, 9 de abril de 2010

A ficção científica de Godard, no Cine Ciência

Neste segundo sábado do mês, dia 10 de abril, acontece mais uma sessão do Cine Ciência, no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Será exibido o clássico Alphaville (França/Itália, 1965), uma ficção científica nada usual, dirigida por um dos grandes fundadores da nouvelle vague, Jean-Luc Godard.

A própria Paris dos anos 60, em takes cujos ângulos revelam seus aspectos futuristas, serve de locação para a trama do filme, situada na cidade fictícia de Alphaville, dominada por um supercomputador que controla a vida dos cidadãos. Numa homenagem tanto à ficção científica como ao cinema noir, o filme acompanha a aventura do detetive Lemy Caution (Eddie Constantine) em sua missão de encontrar o inventor do supercomputador, e também convencê-lo a destruí-lo.

Após o filme, será promovido um debate, ao estilo dos cineclubes de ficção científica, onde todos são levados a pensar a partir reflexões da plateia. A atividade é voltada para o público a partir de 16 anos, e a entrada é franca. Senhas serão distribuídas 30 minutos antes do início da sessão, na recepção do museu.

O MAST fica na Rua General Bruce, 586, em São Cristóvão, no Rio. Confira maiores detalhes e a programação completa do museu aqui. Boa sessão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário