O que o cinema e a gastronomia têm em comum? Se à primeira vista poderíamos considerá-los como práticas inconciliáveis, restritos a suas respectivas técnicas e modos de produção, não podemos ignorar a presença da comida ao longo da história da cinema, harmonizada em cena de diferentes maneiras, por meio de abordagens, estilos e propostas que enfatizam seus múltiplos aspectos.
A gastronomia e o cinema são domínios da experiência humana que se referem, antes de tudo, aos nossos sentidos. Podemos tratá-los como formas de arte, já que se servem de nossos sentidos para extrair deles possibilidades inesperadas, surpreendentes, combinando elementos que não apenas são capazes de saciar ou confortar, mas de oferecer uma intensificada experiência do mundo. A partir de amanhã, a Caixa Cultural do Rio de Janeiro recebe a mostra Filmes à mesa, um seleto panorama das formas pelas quais a comida é representada nas mais diversas narrativas cinematográficas.
Com a curadoria de Beth Jacob e Fernanda Teixeira, a mostra dura 12 dias e reúne seus 34 títulos em grupos temáticos inspirados em um cardápio de restaurante, cada um abordando características e estilos que correspondem às distintas formas de relação do homem com o alimento. Algumas sessões serão seguidas de degustações e palestras. Veja programação completa e aproveite a irresistível sinestesia que ela oferece. Quer receita melhor para se programar ao longo destas próximas duas semanas?
A Caixa Cultural fica na Av. Almirante Barroso, 25, no Centro do Rio, próximo à estação Carioca do metrô. Maiores informações aqui, e também no telefone (21) 3980-3815. Aproveite e assista à vinheta da mostra abaixo. Boa semana a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário