quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Tempo, tempo, tempo, tempo


O Ciência em Foco inicia suas atividades em 2014 com o filme Feitiço do tempo (Groundhog Day, EUA, 1993), dirigido por Harold Ramis. O convidado para a palestra e debate após a exibição é Ricardo Kubrusly, poeta, matemático e professor do Instituto de Matemática da UFRJ. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia - HCTE/UFRJ, Kubrusly irá refletir sobre o seguinte tema: Do Tempo, o que se diz?

Esta curiosa indagação é instigada pelo roteiro do filme, em que um repórter de televisão (Bill Murray), que faz previsões de meteorologia, vai à pequena cidade americana de Punxsutawney fazer uma matéria especial sobre o celebrado "Dia da marmota" (Groundhog Day). Embora deseje sair o mais rapidamente possível daquele lugar, inexplicavelmente, Phil Connors (personagem interpretado por Murray) fica preso no tempo, fadado a vivenciar para sempre o que ocorre naquele dia.

O professor Kubrusly vê neste Feitiço do Tempo “um filme sobre acontecimentos que, estranhos aos nossos costumes, nada nos dizem. No entanto, essa comédia extemporânea, sobre o dia da Marmota, animal estrangeiro como todo o costume que o cerca, serve como pano de fundo para pensar o tempo, suas compressões e dilatações, dentro e fora de nós”.

A sessão no sábado, dia 1º de fevereiro, véspera do Dia da Marmota, começa às 16h. Quem sabe o feitiço que nos espera?

Um comentário: