Entrevista com Auterives Maciel Junior - Filósofo, doutor em Teoria Psicanalítica pela UFRJ, professor do Departamento de Psicologia da PUC-Rio e do Mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Univ. Veiga de Almeida e convidado do Ciência em Foco de abril de 2013.
1) O encontro com o cinema foi determinante para sua trajetória na filosofia? Comente sua relação com o cinema e também sobre a relação entre o cinema e o pensamento.
O cinema sempre esteve presente na minha vida, sendo inclusive a minha primeira vocação. Fiz cinema durante a minha juventude, onde realizei três curtas-metragens. Curiosamente, eu descobri a filosofia através do cinema quando, ao me mudar para o Rio, disposto a realizar o curso de graduação em cinema, encontrei com o Claudio Ulpiano, professor de filosofia da UFF. A partir deste encontro, iniciei os meus estudos em filosofia. O mais curioso é que a filosofia com a qual eu tive contato, que é a filosofia do Gilles Deleuze, tratava de cinema, abordava o cinema a partir dos conceitos filosóficos. Sendo assim, o cinema e a filosofia sempre estiveram em intercessão na minha profissão.
2) Em determinado momento de 'Morte em Veneza', o personagem comenta o escoar da areia em uma ampulheta, afirmando não ser possível perceber o escoar dos grãos senão quando a areia está no fim. Sem entregar muito de sua fala, poderia comentar algumas ressonâncias filosóficas desta constatação, tendo em vista a relação entre a vida e a arte?
3) A estética é um ramo da filosofia que aborda questões envolvendo a arte e a experiência sensível ligada a ela. Desde quando a arte se tornou um problema para a filosofia? Qual o lugar e a urgência de uma visada artística sobre a vida e o mundo hoje, diante dos discursos de progresso que tendem a relegar a arte e a sensibilidade para o plano dos passatempos diletantes?
A arte inquieta desde a antiguidade. Aristóteles, Platão, se inquietaram com a arte expondo teses sobre ela em suas respectivas obras. Entretanto, existe uma diferença entre a abordagem antiga e a moderna. Na antiguidade, a ideia de mímesis - imitação - situava a arte no âmbito da representação. Com o advento da estética, surge uma virada no século XVIII para o século XIX. A arte passa a ser concebida como expressão de um pensamento específico, que se faz na conjunção do sensível com o inteligível, dando ao criador o estatuto de experimentador. Isso permite que nós situemos a arte como um empreendimento que liberta a vida do já vivido, dando a ela a potência de abrir para os viventes maneiras inéditas de se relacionar com o mundo.
- filosofia - uma prática de liberdade.
- tempo - invenção.
- morte - devir.
- imagem - o movimento da matéria.
- Os ensaios sobre a imagem publicados recentemente no Brasil, de Jacques Rancière, incluindo aí a definição que ele dá de estética como forma de pensar; - os livros de cinema e filosofia de Gilles Deleuze; a obra de Luchino Visconti, pois o tema da conferência atravessa toda a obra do autor; - a pintura de Francis Bacon, que tem como objeto a sensação.
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