quarta-feira, 18 de julho de 2012

Entre os espaços e as imagens


O cinema é uma arte que possui como uma de suas características principais o fato de ser reprodutível. Especialmente no cenário atual, em que as tecnologias e as ferramentas de edição e difusão de filmes se encontram disseminadas e acessíveis, uma multiplicação de imagens e leituras do mundo acabam se confundindo com o real, projetando sobre ele seus sonhos e anseios. Multiplicados os focos produtores, também são multiplicados os suportes e espaços nos quais assistimos aos filmes.

Filmes sempre são exibidos e assistidos em um determinado espaço e local - seja uma sala de cinema de uma cidade grande, um auditório, uma praça do interior, um quarto ou uma sala de estar. No entanto, são raros os momentos em que se pensa, a partir do cinema, questões envolvendo a nossa relação com o espaço e a cidade, sua organização e seus aspectos políticos. Se olharmos de perto (ou com uma distância adequada), veremos que o cinema e a arquitetura possuem preocupações e métodos em comum. Um exemplo deste diálogo acontecerá nesta quinta-feira, dia 19/07, na Casa da Ciência da UFRJ, com o Colóquio Cinema & Arquitetura, da PET-ECO da UFRJ, com a curadoria de Michelle Sales e Maria Flor Brasil. 

Serão exibidos três filmes que suscitam, de modo diverso, reflexões sobre arquitetura e cinema, produzindo um espaço-tempo privilegiado para o pensamento. A sessão se inicia às 16h com a exibição de longa-metragem HU (Brasil, 2011), de Pedro Urano e Joana Traub Csekö, documentário que coloca em cena as contradições evocadas pelo prédio do Hospital Universitário da UFRJ. Às 17h30, serão exibidos dois curtas ligados ao grupo português de cinema e arquitetura Ruptura Luminosa: Sizígia (Portugal, 2012) e A casa do lado (Portugal, 2012), ambos dirigidos por Luís Urbano. Após as sessões, às 18h, acontecerá uma conversa com os realizadores dos filmes, e também com Sergio Fernandez e Ana Resende, integrantes do grupo Ruptura Silenciosa. A entrada é franca e a inscrição dá direito a certificado de participação.






Nenhum comentário:

Postar um comentário