segunda-feira, 25 de junho de 2012

Segunda-feira com sotaque francês



A segunda-feira amanheceu com cara de primavera francesa. O sol e a temperatura convidam aos passeios ao ar livre, como os flâneurs parisienses, formando a atmosfera propícia para uma noite dedicada à programação cineclubista francófona. No apagar sem surpresas das luzes da Rio+20, o Cinemaison - cineclube ligado à Embaixada da França no Rio de Janeiro - programou a noite de hoje especialmente com filmes voltados a discussões em torno do meio ambiente.

A sessão dupla começa às 18h com a exibição de Meu lixo é um tesouro (Ma poubelle est un trésor, 2010), de Martin Meissonnier e Pascal Signolet, documentário franco-belga que trata do difícil problema dos resíduos da sociedade de consumo. Em seguida, às 20h, é a vez de Guerra e paz no jardim (Guerre et Paix dans le Potager, 2006), de Jean-Yves Collet, documentário francês que retrata de modo criativo uma horta orgânica de Moulin Neuf. O Cinemaison acontece na  Avenida Presidente Antônio Carlos, 58, no Centro do Rio. Informações pelo telefone (21) 3974-6644 e também pelo site.

Para quem está cansado do clima da Rio+20, o Ciné-Club Jean Vigo, da Aliança Francesa de Niterói, apresenta hoje o filme Esquiva (L'esquive, 2004), do diretor tunisiano Abdellatif Kechiche. O filme acompanha a vida de jovens que moram em um conjunto habitacional em um subúrbio de Paris, que ensaiam passagens de uma peça de Marivaux. A sessão começa às 19h na rua Lopes Trovão 52, em Icaraí. A entrada é franca. Mais informações no telefone (21) 2610-3966.

Escolha o seu programa e tenha uma ótima segunda-feira, preenchida pelo idioma do país que inaugurou o cineclubismo. Bonne journée!


Nenhum comentário:

Postar um comentário